quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

China poderá usar chuva artificial no combate às névoas de poluição

Eficácia do processo de "semeação de nuvens" ainda é questionada por especialistas. Um investimento de U$$ 275 bilhões deverá ser feito pelo governo chinês em técnicas de criação artificial de chuvas


De acordo com o portal China Dialogue, um investimento de 1,7 trilhão de yuans (algo em torno de US$ 275 bilhões) deverá ser feito pelo governo chinês em técnicas de “semeação de nuvens”. O objetivo é combater as névoas de poluição através da criação de chuvas – que são executadas no país comunista desde a década de 1950.

“Há, de fato, pontos a favor do fenômeno de semeação de nuvens desde que o processo seja segmentado”, comenta Roger Pedra, cientista climático da Universidade de Southem Queensland, em Toowoomba (Austrália). Chuvas artificiais são usadas com diversos propósitos em terras chinesas: para que o céu ficasse claro durante a abertura dos Jogos de Pequim, por exemplo, a semeação foi executada.


Em resumo, foguetes equipados com cargas de iodeto de prata são lançados contra as nuvens. Em seguida, a liberação do material é feita e cristais-d’água então se formam. Depois disso, partículas de gelo caem do céu – que podem chegar em estado líquido ou sólido ao chão, dependendo da temperatura. A intenção é fazer com que as chuvas artificiais limpem assim a poluição do ar em alguns pontos dos distritos chineses.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/47874-china-podera-usar-chuva-artificial-no-combate-as-nevoas-de-poluicao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário