domingo, 17 de novembro de 2013

Entenda o ódio que a Apple tem da Samsung

Com o lançamento do Samsung Galaxy S II e do Galaxy Tab - o tablet da fabricante coreana - , instaurou-se uma briga em escala mundial entre os dois gigantes da tecnologia iniciada pela Apple a partir do abril de 2011. E o motivo são infrações relacionadas às patentes.

A Apple briga contra a Samsung em relação ao Galaxy Tab. Para a empresa do atual CEO Tim Cook, a Samsung utiliza indevidamente patentes do iPad no tablet dela. A Samsung nega e afirma judicialmente, por exemplo, que no filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", dirigido por Stanley Kubrick em 1960, já existia uma espécie de protótipo de tablet. Portanto, não há qualquer infração de patente.

Além disso, a Apple entende que patentes das últimas versões do iPhone também foram violadas pela Samsung, que, até a metade deste ano, era a única fornecedora dos chips A4 e A5 para a companhia californiana, além de também fornecer o DRAM e SSDs para Macbooks Pro.

O processo movido pela Apple diz: "Em vez de ir atrás do desenvolvimento de um produto independente, a Samsung escolheu copiar a tecnologia inovadora da Apple, além da interface de usuário e o design elegante e distinto dos produtos e das embalagens, numa violação notável dos direitos das propriedades intelectuais da Apple.".

Em diversos países, as duas empresas começaram a brigar pelas patentes do design físico do aparelho, do formato dos carregadores, dos cabos e conectores, do design de alguns aplicativos e até mesmo das caixas com que os aparelhos (iPhone e iPad - da Apple - e Galaxy S II e Galaxy Tab - da Samsung) são entregues ao consumidor final.

A briga se alastrou dos EUA à Austrália, passando pela Europa e o potencialmente gigante mercado asiático. Embora a briga pareça estar longe de acabar, com diversos processos ainda em andamento, a Samsung lançou em outubro de 2011 um novo smartphone. O Nexus Prime, o primeiro a rodar a mais recente versão do sistema operacional Android, o Ice Cream Sandwich, é uma tentativa de escapar dos processos da Apple, segundo diversos analistas.

Esta batalha vem se arrastando por diversas cortes do mundo, dentre elas as da Holanda, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Coreia do Sul.

E tudo indica que esta batalha vai continuar com o lançamento dos novos Smartphones das duas empresas. O recentemente apresentado Galaxy SIII da Samsung vem sendo acusado de desrespeito de duas patentes da Apple. A empresa da maça já ingressou com uma ação no Tribunal da Califórnia pleiteando que o produto não seja lançado no mercado Norte Americano.
Por outro lado, a empresa coreana já informou que também irá lançar uma ofensiva para impedir o lançamento do iPhone 5, sendo que este sequer foi apresentado, nem existindo data para tal.

O certo é que o fim da guerra das patentes das duas gigantes não tem previsão de um fim.

O próprio Steve Jobs, fundador da Apple, um pouco antes da sua morte, chegou a afirmar que, se fosse preciso, gastaria todos os 40 bilhões de dólares que Apple tem na conta para acabar com o Android (sistema operacional desenvolvido pelo Google e utilizado pela Samsung em seus produtos).

O antigo CEO da Apple continuou afirmando: "Eu vou destruir o Android, porque ele é um produto roubado. Estou disposto a fazer uma guerra 'termonuclear' por isso".

Com a morte de Steve Jobs, Tim Cook, atual CEO da Apple prometeu continuar com o trabalho de seu antecessor e chegou a afirmar que a empresa apenas deseja que os concorrentes criem suas próprias coisas, e não que as copiem da Apple.

Fontes:
http://por-leitores.jusbrasil.com.br/noticias/100040669/guerra-de-patentes-apple-x-samsung
http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/apple-x-samsung/

Galaxy S

iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário